Intervenções com informações
: um conjunto de abordagens criado para aumentar a resiliência contra danos on-line, baseado em pesquisa científica comportamental e validado por experimentos digitais.
Prompts de precisão
Mudar o foco do usuário para a precisãoHipótese
Como funciona
-
1
1. O indivíduo rola o feed das redes sociais e se depara com uma potencial desinformação.
-
2
2. Um prompt de precisão é acionado e aparece sobre o conteúdo.
-
3
3. O indivíduo recebe uma explicação resumida sobre por que o lembrete é exibido, o que desvia a atenção dele para a precisão do conteúdo com dicas de letramento informacional.
-
4
4. Agora é mais provável que indivíduo fique atento e pense duas vezes ao encontrar conteúdo semelhante no feed.
Descobertas
-
50%
Aqueles que receberam dicas sobre a veracidade dos fatos foram 50% mais criteriosos ao compartilhar conteúdo em relação aos usuários que não receberam. (Fonte: Jigsaw)
-
11%
Três semanas depois de veiculados, os vídeos de anúncios precedentes no YouTube geraram um aumento de 11% na confiança. (Fonte: Jigsaw)
Exemplos
Experimentos de pesquisa on-line foram realizados em 16 países com mais de 30.000 participantes. Os entrevistados tinham que avaliar a probabilidade de compartilharem manchetes de notícias verdadeiras e falsas.
Redirect Method
Interrompa a radicalização on-lineHipótese
Como funciona
-
1
1. O indivíduo realiza uma pesquisa on-line com palavras-chave que indicam interesse em propaganda extremista.
-
2
2. O Redirect Method é acionado e detecta palavras-chave para solicitar uma intervenção.
-
3
3. Um anúncio com mais informações sobre o tema de interesse é apresentado ao indivíduo.
-
4
4. Ao clicar no anúncio, ele é redirecionado para um conteúdo que contradiz falsas narrativas extremistas.
Descobertas
Exemplos
O conteúdo foi enviado por usuários de todo o mundo para combater a radicalização on-line e foi selecionado por profissionais especializados.
Concentrando-se na parte do público-alvo do Estado Islâmico mais suscetível às mensagens, nossa metodologia reconhece que mesmo conteúdo que não foi criado com o objetivo de contra-argumentação pode enfraquecer narrativas prejudiciais quando selecionado, organizado e segmentado de maneira eficaz. Desde 2016, a Moonshot faz parceria com uma série de empresas de tecnologia, inclusive o Facebook, para veicular publicidade para pessoas que expressam interesse em outras pautas prejudiciais on-line, como supremacia branca, misoginia violenta e teorias da conspiração.
Refutação preventiva
Aumentar a resistência à manipulaçãoHipótese
Como funciona
-
1
1. Um vídeo com refutação preventiva é veiculado em um grupo de usuários como anúncio no feed das mídias sociais.
-
2
2. Com mensagens de vídeo curtas o indivíduo é informado sobre possíveis tentativas de manipulação on-line.
-
3
3. A pessoa vê um exemplo relevante de técnica ou narrativa manipuladora e depois contra-argumentos são apresentados para refutar a alegação.
-
4
4. Ao analisar em que medida o público que assistiu aos vídeos reconhecem as técnicas em uma breve pesquisa com grupos de controle, podemos avaliar a probabilidade dessas pessoas resistirem a conteúdo manipulador no futuro.
Descobertas
-
73%
das pessoas que assistiram a um vídeo com refutação preventiva tinham maior probabilidade de detectar desinformação on-line de modo consistente (Fonte: Science Advances)
-
5%
Vídeos com refutação preventiva, como anúncios do YouTube, aumentaram o reconhecimento de técnicas de manipulação em 5% (Fonte: Science Advances)
Abordagem e exemplos
A Jigsaw é uma unidade do Google que investiga ameaças às sociedades abertas e desenvolve tecnologias para inspirar soluções escalonáveis.